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THEO-LOGOS Estudos de Teologia





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Doutrina da Graça

GRAÇA E PREDESTINAÇÃO

 

 

Introdução:

             Pelos anos de experiência que tenho no Estudo da Palavra, pois me considero um eterno estudante e um pesquisador esforçado, além de ter passado por algumas denominações desde as mais tradicionais até as pentecostais, percebi que a mensagem da graça é bem aceita, embora nunca em sua complexidade, isto é, algumas denominações até tentam enveredar pelo caminho da graça, mas acabam por tentar mesclar tal mensagem com a prática da lei, acabando por criar uma grande confusão na cabeça dos membros sem que, eles mesmos, os que tentam prega-la, compreendam ser impossível tal mescla, pois a graça é a antítese da lei, ou seja, a graça é o oposto da Lei.

             O fato é que enquanto a prática da Lei prende o fiel a rudimentos que, muitas vezes impedem o fiel de crescer espiritualmente, a graça se fundamenta no profundo estudo da Palavra de Deus, o que possibilita ao fiel o “ redescobrimento “ da verdade bíblica e o despojamento de prática legais que não se aplicar a igrja neo-testamentária.

              A Lei, inserida no Velho Testamento, foi instrumento de suma importância para a graça, pois através da mesma o pecado foi exposto e pôde ser visto e combatido com as regras que o próprio Deus impôs ao seu povo. No entanto, tais práticas eram somente um “ treinamento “ para o exato reconhecimento daos pecados e erros humanos que seriam cada vez mais expostos à luz.

               Desta forma, como diz a Palavra, já que nenhum homem teria condições de cumprir toda a Lei, Deus enviou seu Filho para que tudo fosse cumprido e para que inaugurasse a póxima e última dispensação sua igreja: a Graça !

               Tento neste estudo, ao menos colaborar um pouco com o leigo, para que tome conhecimento de que através da Graça de Deus, o Senhor cumpre a sua promessa para conosco de maiores e melhores beneses. Estude, creia e seja feliz !

          

Entendamos:

GRAÇA:

 

                           A palavra “ GRAÇA “ vem do hebraico “ heshed “ que é traduzida centenas de vezes por          “ misericórdia “ e algumas dezenas por “ bondade e longanimidade “, apesar disto ela é freqüentemente encontrada em associação a palavra “ ALIANÇA “ ,  berith – geseher – niiah – hâthan, que quer dizer: PACTO e denota a atitude de fidelidade entre ambas as partes com conotação na confiança mútua entre Deus e o Salvo, ou seja, a falta de existência de exigências divinas para o recebimento das bênçãos, mas a plena confiança dos que são salvos de que Deus já os abençoou.

                            Algumas traduções de maior popularidade ou sigularidade a trazem como “ hen “ ( favor imerecido ) ou como “hedesh “ o ato de praticar a graça ( ou a misericórdia ) da parte deDeus, o que é mais facilmente compreendido pela maioria dos cristãos.

 

A GRAÇA X A LEI:

 

                               Os livros de João e Tito ( vede Jô 1.17 e Tt 2.11 ), afirmam categoricamente que a Graça entrou no mundo e na vida dos homens através de JESUS CRISTO, não que não tenha existido graça antes de Jesus Cristo ( isto é, no VT ), mas sim que a graça, naquele momento não  estava no primeiro plano ou era utilizada por Deus para a preparação da sua plenitude em Jesus Cristo, é o que chamamos de “ Sabedoria Predestinada. “

                               Fica, assim, entendido que a Graça é anterior a Lei, mas atingiu toda a sua plenitude em Jesus Cristo com o cumprimento da própria Lei ( como veremos mais adiante ), vejamos alguns exemplos da graça na lei:

 

  • Deus tratou os patriarcas como indivíduos por meio da promessa e com a nação por meio da lei. A lei não era primária, porém, esclarecia e salientava que espécie de “ heshd “ ( pacto de graça-misericórdia ) que Deus esperava de seu povo.

 

                                Portanto a Lei, que é o oposto da Graça, foi o instrumento para que o pecado se salientasse, ou seja, aparecesse, para que a Graça  se sobrepujasse a ele e fosse compreendida:

 

“... onde abundou o pecado, superabundou a graça... ! ( Rm 5.20 )

  • Eleição de Israel:

 

                          Pode-se ver que na própria Lei, a escolha e eleição do Povo de Israel como Povo de Deus, é um ato de pura SOBERANIA e GRAÇA (em detrimento a outros povos ), pois, na própria Lei é atribuída a livre-escolha de Deus do que a retidão de Israel ( Dt 7.7-8 ).

                          No pacto estabelecido no Sinai, a iniciativa partiu de Deus, tal qual aconteceu na aliança de graça com Abrão. Apesar de toda a doutrina e entendimente da mesma encontrar-se em todas as cartas do Apóstolo Paulo, que se intitula, e é, o portador de um novo Evangelho, entregue a ele pelo próprioSenhor Jesus em seus três anos de retiro no deserto, é no livro de Romanos que encontramos a explanação mais completa e compreensível da Graça:

“... sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus... “       

  ( Rm 4.16 )

                     Temos, então, a compreensão verdadeira de que realmente a Graça nos veio através de Jesus Cristo e que a mesma deve ser absorvida através de um instrumento ( dom ) que também não depende de nós: a FÉ:

 

“ ...  por intermédio de quem ( Jesus Cristo ), obtivemos, igualmente acesso, PELA FÉ, a esta GRAÇA na qual estamos firmes... “ ( Rm 5.2a )

 

                           Tal afirmação está solidificada em outro versículo:

 

“ Pela GRAÇA sois salvos e isso não vem de vós, é dom de Deus. “ ( Ef 2.8 )

                        

                             A tradução grega para: “ ... isso não vem de vós ... “ é  “ sesõsmenoi “ , traduzido por “ fostes salvos “ ; o que Paulo procurava fazer entender é que a salvação, que é, pela fé, independe da vontade do homem, isto é, aqueles que já estavam destinados a salvação devem ser despertados pela fé, ou seja, até mesmo a fé para tal ( ser despertado ) vem de Deus ( “ fostes salvos “ ) !

 

“ Porque VOS FOI CONCEDIDA a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele. “

 

 

Salvação:

 

                            Vede, portanto, que a Salvação que vem pela Graça,  ( II Timóteo 1:9) -  Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; )   impõe-nos, por força das próprias Escrituras, desde o Velho Testamento, que o homem NÃO PODE e NÃO PRECISA  fazer nada para ser salvo, a não ser, RECONHECER JESUS CRISTO COMO SEU SENHOR, pois a queles que haverão de ser salvos já o foram desde antes dos tempos dos séculos “ . Este é um ATO IMPERATIVO DE DEUS, movido por amor, justiça e misericórdia. E é, justamente neste ponto que começa a “ discissão “ que tenta opor Salvação e Predestinação.

 

Salvação e Predestinação:

 

                               Algumas    vertentes “  axtraídas do Evangelho tentam, através de fatos ou textos isolalos, dar ao homem a possibilidade da “ escolha “ , ou seja, ao homem seria facultado o direito de escolher ou não seu destino, a “ aceitação “ a Jesus Cristo, ou, em oposição, a perdição pelo puro e simples ato de nega-lo e, ou, não segui-lo, mas no livro de Hebreus 2.6, o autor ( Espírito santo ), diz:

 

“ Que é o homem para que deste te lembres ? Ou o filho do homem, que o visites ? “

 

                        Denota-se que o homem nada tem a oferecer à Deus, cheio de pecados, erros, imundícies etc:             Rm 3.23 : “ Todos pecaram e estão destituídos ( carecem, precisam, necessitam ) da Glória de Deus   ( note que só a Graça salva o homem ! ) .

                        Também o próprio Senhor Jesus afirma categoricamente:

 

“ Não fostes vós que me escolhestes, Eu vos escolhi a vós “ ( Jo 15.16 ) compare com Ef 2.8 ou então                   “ Todo aquele que o MEU PAI ME DÁ virá a mim e de MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA “                 ( Jo 6.37 )

           

                   

                    Chegamos aqui a um outro ponto polêmico: “ UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE ! “

Isto é, ninguém escolhe ser salvo ( ou não sê-lo ) ou “ aceita “ a Jesus, aqueles que haverão de ser salvos pela palavra se chegarão ao Senhor Jesus ( pelo “ despertamento “ do Espírito de Deus nele ) e Ele, Jesus, os receberá e, se ... “ de maneira nenhuma os lançará fora “ , quer dizer que estão seguros e salvos para sempre no Senhor !

                        Estes, os salvos, jamais o negarão, manterão sua confissão em Jesus Cristo, mesmo diante das mais adversas situações,  mesmo que por algum motivo venham a se “ desviar “ ( Lc 19.1-9, Mt 21.28-31, Lc 15.11-32 ).

                        Também no Velho Testamento ( diga-se na Lei ) podemos vislumbrar a Graça de Deus para com aqueles que haveriam de ser justificados, isto quando entende que os mortos deveriam esperar pela justificação num lucar apropriado, o Hades ( Hb = Haides ) ou Seol ( Hb´She’o – tradução menos aceita - ou Shêül = melhor compreendida ), ou Geena ( Gê´hinnôm ) , onde na parábola de Lc 16.20-31, se v~e claramente que havia uma separação dos justificados , aqueles que seria salvos, em relação aos não-justificados, aqueles que estavam fadados à perdição. Os que não seriam justificados, mostra a parábola, se encontravam num patamar bem baixo do patamar dos que dos justificados sem possibilidade destes “ subirem “ para o outro patamar ante o “ profundo abismo “ que os separava.

                         Vem-nos, então a pergunta ? “_ Por que o rico não foi salvo ? “ , não poderia ele se arrepender dos seus pecados e “ aceitar “ a Jesus e ser salvo ?

                         Entra aí então a soberania de Deus em escolher seus salvos:

 

“... para que vendo, vejam, e não se percebam; e ouvindo, ouçam e não entendam, para que não venham a converter-se e haja perdão para eles. “  Mc 4.12 ( vd, tb. Mt 13.14-16 ).

 

                        Talvez pareça dura e inflexível da parte de Deus tal coisa ou mesmo injustiça pela nossa ótica de justiça, mas devemos entenderque a justiça de Deus não se baseia em ações humanas ( tanto que a salvação é pela Graça ) e sim na sua própria essência e vontade.

                        Desta forma a justiça de Deus está compreendida em sua soberania: ... “ ou não tem o oleiro o direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra ? “ Rm 9.21

                        Leiamos: I Pe 2.8  /   II Pe 2:12 – 14  /  Jô 10.24-29  /  Dn 12.10  /  Ap 17.8  /  Ap 13.8  /  Jd 4   Rm 9.22.

                        Por que Deus fez distinção entre aqueles que Ele criou ?

 

AS DUAS SEMENTES:

 

 

                         A compreensão desta matéria teológica, que por muitos é renegada, é de suma importância e necessita de muita atenção e abnegação, pois é preciso que deixemos um pouco de lado preceitos que aprendemos durante toda nossa vida cristã e preconceitos quanto ao que possa nos parecer novo, para que  este “ novo “ entendimento possa ser absorvido.

                          A primeira dificuldade que se encontra é colocar na mente dos amados que, apesar de se entender que “ Deus é amor “ e jamais permitiria que o diabo tivesse filhos ou que jamais separaria homens para a “ perdição “, entendamos que faz parte da SOBERANIA DE DEUS o direito de, para o bem e para que se cumpra o seu plano, utilizar os meios que achar conveniente para que tal plano se concretize. Desta forma, Deus permitiu que o diabo, então personificado na serpente, semeasse sua semente maligna na vida do homem criado pelo próprio Senhor, assim sendo, fez Deus separação das sementes, as suas e as do diabo, pois seria impossível as duas usufruírem das benesses divinas.

                         Voltemos, então, a um ponto, certamente anterior à criação:

 

  Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. ( Is 14.12-15 )

 

                        Concluímos então a seguinte seqüência de fatos: sendo satanás “ anjo de luz “ , separado para      ( segundo a tradição ) dirigir o louvor ao Senhor, certamente tido como, hierarquicamente, somente abaixo de Deus, podemos supor ( devidos aos fatos posteriores ), que o mesmo fora criado com livre-arbítrio, devido a isto intentou ele ser semelhante e, até mesmo, ser maior que Deus ( “... me assentarei acima das estrelas ), causando, assim, uma rebelião no céu, arregimentando outros anjos para o seu lado ( foram chamados de demônios ou anjos caídos ), o que obrigou a Deus a lança-lo POR TERRA ( e não na terra ), precipitando-o no “ lugar dos mortos “, levando-nos a crer que o hades ( Lc 16.20-31 ) já estava preparado ( devido a presciência de Deus ) para receber os anjos que se haveriam de rebelar, seu líder e, mais tarde, os homens de sua semente e, num patamar acima ( como já vimos ), os que haveriam de ser justificados, até que o mesmo fosse                      “ desmembrado “  em céu ( “ seio de Abraão “ = Hb = “ stethos “ =  = Jo 13.25 = sinal de afeição e acolhimento do justificado  ) e  inferno.

                        Está claro ma Palavra, que Deus separou os salvos e os não-salvos, aqueles que o adorariam                 ( sua semente ) e os que seguiriam a satanás ( semente maligna ). Também é claro na Bíblia o conhecimento de Deus e sua permissividade e, ainda, que tudo o que haveria por acontecer seria parte de seu  “ PLANO SUPERIOR DE RESGATE DAQUELE QUE SE HAVIA PERDIDO “.

                             Logo após a criação o diabo manifestou-se contra o homem, coroa da criação, e, de imediato viu nele um ótimo “ consorte “ ou  “ servo “ , para implementar seu plano de “ ser deus”, após consumar seu plano de degenerar o homem através da desobediência ( pecado que ele próprio inaugurou.)                       

                        Ao questionar Adão pelo seu ato, Deus penaliza todas as partes envolvidas ( pois todos foram culpados ) e desde aquele momento determina a separação das sementes.

 

                         “ E POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, E ENTRE A TUA SEMENTE E A SUA SEMENTE; ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR. “     Gn 3.15

 

                          Tal separação se vê também em Gn 4.45, onde Deus aceita a oferta de Abel e rejeita a de Caim, pois seus próprios atos já demonstravam sua natureza pecaminosa em ofertar à Deus o que lhe restou enquanto Abel lhe ofertou suas primícias.

                          No Novo Testamento o Apóstolo João ( I Jo 3.12 ) também evidencia tal fato: “ ... não segundo Caim que era do maligno... “

                          Parece chocante para muitos continuarmos afirmando que a Palavra de Deus nos mostra claramente que nem todos serão salvos. Há os que são predestinados para a salvação e os que são destinados à perdição. O Apóstolo Judas, um dos irmãos de Jesus, é categórico ao afirmar ( Jd 4 ) que existem homens, que ele aponta como ímpios, que são destinados para a condenação. Sua disposição em descaracterizar a Graça de Deus já os aponta a quem pertencem,,,

 

“ PORQUE SE INTRODUZIRAM ALGUNS, QUE JÁ ANTES ESTAVAM ESCRITOS PARA ESTE MESMO JUÍZO, HOMENS ÍMPIOS, QUE CONVERTEM EM DISSOLUÇÃO A GRAÇA DE DEUS, E NEGAM A DEUS, ÚNICO DOMINADOR E SENHOR NOSSO, JESUS CRISTO “

 

                            João, o Apóstolo, mais uma vez no cap. 2, vers. 18,19, cita homens que se infiltraram entre os próprios cristãos ( eleitos, escolhidos ), mas que, quando suas más obras se manisfestaram bateram em retirada ! Ele afirma: “ Estavam no nosso meio, mas não eram dos nossos. “ Até Pedro, reconhecidamente, pregador e defensor da Lei, confessou que certos homens eram desobedientes porque para isso foram colocados entre nós ( 1ª Pe 2.8 ) e  ainda afirma que foram estes nascidos para a destruição ( II Pe 2.12-14 ).

                            Corroborando tais afirmativas, o Apóstolo Paulo confirma que estes são “ vasos de ira, preparados para a destruição. “ ( Rm 9.22 ). Mas podemos afirmar, somente ao observar, quem são sementes do diabo ? Bem, apesar de preferirmos deixar para Deus tal apontamento, decerto que o senhor Jesus não nos deixaria sem recursos para em dado momento reconhece-los.

                            Diz a Palavra de Deus que a observação dos frutos do homem pode apontar sobre a sua condição de semente, se de Deus ou do maligno... Para começar a semente do diabo não crê em Jesus Cristo, alguns até dissimulam crer ou afirmam que vivem sob seus mandamentos, mas suas obras os denunciam. Jesus nos afirma isto em Jo 10.24-26:

 

 

 

 

 

  Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.

Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço,

 em nome de meu Pai, essas testificam de mim.  Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. “

 

                               Ainda no cap. 7.15-20, Jesus nos diz que a “ árvore boa ( semente de Deus ) “ dá bons frutos e a “ árvore má ( semente do maligno ), dá maus frutos. Já em Daniel 12.10,  o mesmo afirmava que “ os perversos procederão perversamente “...

                              Na Ilha de Patmos, João viu a adoração à besta de “ todos aqueles que tiveram seus nomes inscritos no Livro da Vida “ ( Ap 13.8 ) e ainda em Ap 17.8 confirma que tais nomes já estavam predestinados a isto, pois não foram inseridos no Livro da Vida desde antes da Fundação do Mundo.

                             Enquanto esteve entre os homens, Jesus ensinou que justos e ímpios teriam que conviver juntos, daí à comparar o mundo a um campo de trigo, onde o mesmo deveria crescer com o joio ( Mt 13.24-43 ) ou ao mar onde se pesca o peixe bom e o ruim ( Mt 13.47-50 ). Ainda alerta-nos na parábola das virgens                 ( Mt 25.1-13 ) ou na do semeador ( Mc 4.1-10 ).

                            Para terminar este estudo, podemos ver que até mesmo entre os Apóstolos havia uma semente do maligno, à saber, Judas Scariotes; Jesus disse: “ Um de vós é o diabo. “ ( Jo 6.70 ) e  repete em Jo 13.10,18, “ vós estais limpos, mas não todos “.

 

Pr. Luiz Tamburro

 

 

DOUTRINAS BÁSICAS DA GRAÇA

 

 

MISSÃO DE PREGAR A GRAÇA:

 

(Romanos 1:5) - Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome...

(Gálatas 1:11- 12) - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

(Efésios 3:8) - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo...

 

                Vemos nos versículos acima a confirmação bíblica de que foi ao Apóstolo Paulo a quem coube a missão de se pregar o “ Evangelho da Graça “. O Apóstolo afirma que recebeu do próprio Jesus Cristo, através de revelação, tal missão enquanto cumpria seu “ estágio “ de três anos no deserto. Tal pregação demonstra a grande transformação do Apóstolo da Graça, antes mestre do judaísmo.

 

POR QUE A GRAÇA NÃO FOI ANUNCIADA NOS TEMPOS DO VELHO TESTAMENTO:

 

(Gálatas 3:8-10) - Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

(Romanos 3:24) - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

(Romanos 5:20) - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

 

                O Velho Testamento é o Livro da Lei. È o livro que além de contar a trajetória do povo Hebreu, depois Judeu, também é onde estão registradas as leis que Deus entregou a Moisés e ao povo para que os mesmos conhecêssem o certo e o errado e para que viesse à tona o pecado e as punições que se lhes acarretariam caso nele andassem. Portanto a Lei teve o seu papel e era aquela a hora. A Lei foi a preparação para que a Graça fosse introduzida, pois, se o pecado não fosse  descortinado, não o conheceria o homem e, assim, não se aplicaria a Graça. De outra forma o plano de Deus para a substituição do sacrifício anual, ineficaz para a justificação de pecados, deveria se concretizar com o último e eficaz sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo para a justificação os Eleitos e Escolhidos de Deus.

 

A DIFERENÇA ENTRE A LEI E A GRAÇA:

 

LEI

GRAÇA

(Romanos 2:12) - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.

(Romanos 3:24) - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

(Romanos 5:20) - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

(Romanos 3:20) - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

 

(Romanos 4:15) - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

(Romanos 4:16) - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,

 

 

 

(Romanos 5:13-14) - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

(Romanos 5:16-19) - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

(Romanos 6:22) - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

(Romanos 6:14) - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

 

(Romanos 7:5) - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.

(Romanos 7:6) - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

 

 

 

                Como dissemos anteriormente, a Lei foi a preparação para a Graça. Ela foi necessária para que a Graça fosse compreendida e tivesse o sentido para o  que Deus  a determinou. Vimos que toda a lei dá um sentido a cada ponto da Doutrina da Graça. A Lei foi o tempo da punidade, a Graça é o tempo da justificação gratuita da parte de Deus aos que ELE escolheu.

 

PRATICAR A LEI ANULA O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO:

 

 (Mateus 9:13) -  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

 

                Já em Is 1.10-18, o próprio Deus rejeita os sacrifícios oferecidos a ELE, pois, além de serem ineficazes, ainda eram oferecidos sem o mínimo de reverência. Neste texto vemos a confirmação de que Jesus deseja que seus eleitos sejam pessoas piedosas ( isto é: que os sacrifícios sejam aqueles que façam com que elas valorizem o altruísmo, quer dizer o amor ao próximo é aquele que trancende o amor próprio )  e não que tentem se “ aperfeiçoar “ ( como se pudessem ) através de sacrifícios.

 

(Romanos 12:1) -  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

 

                                Crer naquilo que parece irracional e impossível para muitos deve ser algo constante e natural para o eleito. Esta posição do escolhido faz com que pareça, muitas vezes, incoerente para aqueles que o cercam, é aí que entra o “ sacrifício “... saber-se escolhido, saber-se eleito é reconhecer responsabilidades espirituais diante de Deus e dos homens, é viver como santo, trabalhando em prol do Reino de Deus e, além disso, saber em quem crê, por que crê, para que crê e a quem pertence, para, assim, cultuá-lo com inteligência e coração.

 

(Efésios 5:2) -  E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

(II Timóteo 4:6) -  Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

(Hebreus 9:26) -  De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

(Hebreus 10:12) -  Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus...

(Gálatas 3:13) - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

 

                  Se entregou a si mesmo “... “ eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício “ ... Antes eram oferecidos animais, bois, ovelhas, pombos, etc, em lugar do pecador. O sangue vertido pelo animal era aceito como o sangue do próprio ofertante, o que inviabilizava o perdão definitivo, tornando-o temporário, isto é, até o próximo pecado. Por isso foi necessário o sacrifício de Jesus Cristo. Assim disse João: “  Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo “ (João 1:29) .

 

 (Gálatas 2:21) - Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

 

                Por isso, segundo Paulo, o fato de o homem se sacrificar seja para  “ receber “ bênçãos, seja para “ mortificar “ o corpo para enfrentamento do pecado é anular o sacrifício de Jesus Cristo, pois é o mesmo que retornar para a lei e viver para a mesma.

 

JESUS MORREU PARA SALVAR TODA A HUMANIDADE ?

 

(Isaías 53:11-12) - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, JUSTIFICARÁ  A MUITOS ( não todos ); porque as iniqüidades deles levará sobre si. POR ISSO LHE DAREI A PARTE DE MUITOS, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; MAS ELE LEVOU SOBRE SI O PECADO DE MUITOS ( não de todos ), e intercedeu pelos transgressores.

(Mateus 26:28) - PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, o sangue do novo testamento, QUE É DERRAMADO POR MVUITOS       ( não por todos ) , para remissão dos pecados.

(Marcos 13:20) - E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, POR CAUSA DOS ELEITOS QUE ESCOLHEU, abreviou aqueles dias.

(Mateus 22:14) - PORQUE MUITOS SÃO CHAMADOS ( não  todos ), MAS POUCOS ESCOLHIDOS.

(Isaías 35:10) - E os RESGATADOS do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

(Marcos 10:45) - Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e DAR A SUA VIDA EM RESGATE DE MUITOS ( não de todos ).

(Marcos 13:22) - Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até OS ESCOLHIDOS.

(Marcos 13:27) - E ele enviará os seus anjos, E AJUNTARÁ OS SEUS ESCOLHIDOS, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

(João 13:18) - NÃO FALO DE TODOS VÓS; EU BEM SEI OS QUE TENHO ESCOLHIDO; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.

(João 10:11) - Eu sou o bom Pastor; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS SUAS OVELHAS.

(João 6:37) -  TODO O QUE O PAI ME DÁ VIRÁ A MIM; E O QUE VEM A MIM DE MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA.

(Mateus 20:23) -  E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas É PARA AQUELES ( não por todos ) PARA QUEM MEU PAI O TEM PREPARADO.

(Salmos 34:22) -  O SENHOR resgata a alma DOS SEUS SERVOS, e nenhum dos que nele confiam será punido.

(Salmos 97:10) -  Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. ELE GUARDA AS ALMAS DOS SEUS SANTOS; ele os livra das mãos dos ímpios.

(Isaías 61:9) -  E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; TODOS QUANTOS OS VIREM OS CONHECERÃO, COMO DESCENDÊNCIA BENDITA DO SENHOR.

(Jeremias 5:10) -  Subi aos seus muros, e destruí-os (porém não façais uma destruição final); TIRAI OS SEUS RAMOS, PORQUE NÃO SÃO DO SENHOR.

 

                Apesar de uma grande parte dos evangélicos pregarem a salvação como extensiva a toda a humanidade, o fato é que não é assim que a Palavra de Deus nos mostra. O erro que muitos cometem é de separar versículos de seu contexto e desenvolver sobre os mesmos supostos desdobramentos que quando manipulados podem dar esta falsa impressão. O fato é eu, na verdade, Deus nos afirma na sua Palavra que não veio buscar a todos ou a quantos puder salvar como muitos pregam, a “ enxurrada “ de versículos acima nos dão a garantia de que Deus salvará “ a muitos, não a todos “ .... Ele diz mais: “ venho para buscar os que são meus.... “ , então, também existem os que “ não são d’Ele “... “ muitos são chamados, poucos são os escolhidos ... “

                É claro também nos acontecimentos bíblicos tal atitude de Deus, podemos vê-la quando Deus separou os de Noé em contraposição aos demais moradores da Terra, também quando resgatou a família de Ló e destruiu os moradores de Sodoma e Gomorra, quando Deus manda que os hebreus pintassem seus umbrais com o sangue do cordeiro pascal para que o “ espírito da morte “ não atingisse seus filhos e, neste fato, ainda podemos ver que não só os hebreus foram salvos mas também uma multidão de almas de outras nações acompanharam os hebreus na saída do Egito ( gentios ), confirmadas em Jô.10.16.

                Muitos outros textos se lidos com atenção e olhos isentos nos darão a certeza de que esta é uma afirmação verdadeira e fiel ao plano de Salvação de Deus ...

 

O QUE É PREDESTINAÇÃO:

 

(João 10:3) - A este o porteiro abre, e AS OVELHAS OUVEM A SUA VOZ, E CHAMA PELO NOME ÀS SUAS OVELHAS, e as traz para fora.

(Efésios 1:4-6) - Como também NOS ELEGEU NELE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E NOS PREDESTINOU PARA FILHOS DE ADOÇÃO POR JESUS CRISTO, PARA SI MESMO, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

 

(Efésios 1:11-13) - Nele, digo, EM QUEM TAMBÉM FOMOS FEITOS HERANÇA, HAVENDO SIDO PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

(Romanos 9:23-24) - PARA QUE TAMBÉM DESSE A CONHECER AS RIQUEZAS DA SUA GLÓRIA NOS VASOS DE MISERICÓRDIA, QUE PARA GLÓRIA JÁ DANTES PREPAROU, OS QUAIS SOMOS NÓS, A QUEM TAMBÉM CHAMOU, NÃO SÓ DENTRE OS JUDEUS, MAS TAMBÉM DENTRE OS GENTIOS?

(João 10:25-27) - Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. MAS VÓS NÃO CREDES PORQUE NÃO SOIS DAS MINHAS OVELHAS, COMO JÁ VO-LO TENHO DITO. AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ, E EU CONHEÇO-AS, E ELAS ME SEGUEM;

(Romanos 8:29) - PORQUE OS QUE DANTES CONHECEU TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

(Gálatas 4:22-24) - PORQUE ESTÁ ESCRITO QUE ABRAÃO TEVE DOIS FILHOS, UM DA ESCRAVA, E OUTRO DA LIVRE. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; PORQUE ESTAS SÃO AS DUAS ALIANÇAS; UMA, DO MONTE SINAI, GERANDO FILHOS PARA A SERVIDÃO, QUE É AGAR.

(Apocalipse 13:8) - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, ESSES CUJOS NOMES NÃO ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO QUE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.

(Romanos 8:33) -  QUEM INTENTARÁ ACUSAÇÃO CONTRA OS ESCOLHIDOS DE DEUS? É DEUS QUEM OS JUSTIFICA.

(II Timóteo 2:10) -  Portanto, TUDO SOFRO POR AMOR DOS ESCOLHIDOS, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

(Mateus 20:16) -  Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; PORQUE MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS ESCOLHIDOS.

(Salmos 106:5) -  PARA QUE EU VEJA OS BENS DE TEUS ESCOLHIDOS, PARA QUE EU ME ALEGRE COM A ALEGRIA DA TUA NAÇÃO, para que me glorie com a tua herança.

(Salmos 105:43) -  E tirou dali O SEU POVO COM ALEGRIA, E OS SEUS ESCOLHIDOS com regozijo.

(Lucas 18:7) -  E DEUS NÃO FARÁ JUSTIÇA AOS SEUS ESCOLHIDOS, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

(Marcos 13:27) -  E ELE ENVIARÁ OS SEUS ANJOS, E AJUNTARÁ OS SEUS ESCOLHIDOS, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

(Marcos 13:22) -  Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, PARA ENGANAREM, SE FOR POSSÍVEL, ATÉ OS ESCOLHIDOS.

(Romanos 9:22) -  E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, SUPORTOU COM MUITA PACIÊNCIA OS VASOS DA IRA, PREPARADOS PARA A PERDIÇÃO;

(Romanos 9:23) -  Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos VASOS DE MISERICÓRDIA, QUE PARA GLÓRIA JÁ DANTES PREPAROU,

(II Timóteo 2:20) -  ORA, NUMA GRANDE CASA NÃO SOMENTE HÁ VASOS DE OURO E DE PRATA, MAS TAMBÉM DE PAU E DE BARRO; UNS PARA HONRA, OUTROS, PORÉM, PARA DESONRA.

(Isaías 29:16) -  VÓS TUDO PERVERTEIS, COMO SE O OLEIRO FOSSE IGUAL AO BARRO, E A OBRA DISSESSE DO SEU ARTÍFICE: NÃO ME FEZ; E O VASO FORMADO DISSESSE DO SEU OLEIRO: NADA SABE.

(Isaías 45:9) -  Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! PORVENTURA DIRÁ O BARRO AO QUE O FORMOU: QUE FAZES? OU A TUA OBRA: NÃO TENS MÃOS?

(Isaías 64:8) -  MAS AGORA, Ó SENHOR, TU ÉS NOSSO PAI; NÓS O BARRO E TU O NOSSO OLEIRO; E TODOS NÓS A OBRA DAS TUAS MÃOS.

(Jeremias 18:4) -  COMO O VASO, QUE ELE FAZIA DE BARRO, QUEBROU-SE NA MÃO DO OLEIRO, TORNOU A FAZER DELE OUTRO VASO, CONFORME O QUE PARECEU BEM AOS OLHOS DO OLEIRO FAZER.

(Jeremias 18:6) -  NÃO PODEREI EU FAZER DE VÓS COMO FEZ ESTE OLEIRO, Ó CASA DE ISRAEL? DIZ O SENHOR. EIS QUE, COMO O BARRO NA MÃO DO OLEIRO, ASSIM SOIS VÓS NA MINHA MÃO, Ó CASA DE ISRAEL.

(Lamentações 4:2) -  OS PRECIOSOS FILHOS DE SIÃO, AVALIADOS A PURO OURO, COMO SÃO AGORA REPUTADOS POR VASOS DE BARRO, OBRA DAS MÃOS DO OLEIRO!

(Romanos 9:21) -  OU NÃO TEM O OLEIRO PODER SOBRE O BARRO, PARA DA MESMA MASSA FAZER UM VASO PARA HONRA E OUTRO PARA DESONRA?

(II Timóteo 2:20) -  ORA, NUMA GRANDE CASA NÃO SOMENTE HÁ VASOS DE OURO E DE PRATA, MAS TAMBÉM DE PAU E DE BARRO; UNS PARA HONRA, OUTROS, PORÉM, PARA DESONRA.

(I Tessalonicenses 5:9) -  PORQUE DEUS NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA, MAS PARA A AQUISIÇÃO DA SALVAÇÃO, POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

(Salmos 139:16) -  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

(Salmos 22:10) -  Sobre ti FUI LANÇADO DESDE A MADRE; TU ÉS O MEU DEUS DESDE O VENTRE DE MINHA MÃE.

(Salmos 58:3) -  ALIENAM-SE OS ÍMPIOS DESDE A MADRE; ANDAM ERRADOS DESDE QUE NASCERAM, falando mentiras.

(Jeremias 1:5) -  ANTES QUE TE FORMASSE NO VENTRE TE CONHECI, E ANTES QUE SAÍSSES DA MADRE, TE SANTIFIQUEI; às nações te dei por profeta.

 

                Predestinação é o direito de Deus em destinar como melhor lhe aprouver a sua criação. Uma questão que tenho combatido bastante é o fato de os evangélicos usarem a Bíblia para os ímpios assim como os acusar dos malefícios existentes, assim como lhes atribuir a maioria das punições ali existentes sem levar em consideração QUE AS PALAVRAS PROFÉTICAS DA MESMA SÃO PARA O POVO DE DEUS ! Desta forma as citações aos “ ímpios “ ou aos “ não escolhidos “ são, na realidade, utilizadas para demonstrar AOS ELEITOS toda a vontade de Deus para as suas vidas. Mas a predestinação é extensiva à toda a vida do eleito, o salmista já dizia: 

“-  Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. (Salmos 139:2)”

                Devemos nos sentir extremamente honrados e agradecidos ao Senhor por nos ter escolhido “  desde antes da fundação do mundo “ , é muito bom saber que fomos amados, escolhidos e eleitos para Deus, é muito bom saber que ao deixarmos este mundo retornaremos para o nosso mundo:

-  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19) “

                Além disso, podemos nos despreocupar, pois não herdaremos um mundo corrompido ou contaminado pelo pecado, mas Deus já nos têm preparado um novo mundo, uma nova terra que descerá dos céus para habitarmos eternamente com Ele e, como Ele, receberemos de volta nosso corpo espiritual como o do Senhor Jesus descrito em Ap 13.14-16.

(Isaías 66:22) -  Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

(Apocalipse 21:1) - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

(Apocalipse 21:2) - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

(Apocalipse 21:3) - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

 

                Como você prefere viver ? Com o medo constante de perder a sua salvação ou com a certeza de que é um salvo e que o próprio Deus te garante esta salvação e dirige a sua vida ? O que lhe traz mais tranqüilidade quanto ao seu futuro após a vida na Terra saber que Deus tem preparado o teu lugar ou ficar eternamente na dúvida de qual lugar Deus te preparará depois do juízo ?  A Palavra de Deus nos mostra que o juízo é para os ímpios:

“ -  Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. (Judas 1:15) “

“-  E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6) “

“-  Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. (II Pedro 3:7) “

“-  Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; (II Pedro 2:4) “

 

E não para nós, seu filhos Eleitos e Escolhidos:

 

“-  Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. (I João 4:17)”

“-  Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos ( leia-se Escolhidos ), e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; (II Pedro 2:9) “

 

Tudo isto nos leva a outra grande questão da origem do homem:

 

A PRÉ-EXISTÊNCIA:

 

(Eclesiastes 12:7) - E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

(Jeremias 1:5) - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

(Filipenses 3:20) - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

(Marcos 12:18-27) - Então os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele, e perguntaram-lhe, dizendo:  Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão. Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência;  E o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira. E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.

(Efésios 1:4) -  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

(Tito 1:2) -  Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

(II Timóteo 1:9) -  Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

 

BATISMO:

 

(Mateus 3:11) -  E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

 

(Marcos 1:8) -  Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

 

(Lucas 3:16) -  Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

 

(João 1:33) -  E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

 

(João 1:31) -  E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.

 

(I Corintios 1:17) -  Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

 

(Mateus 21:25) -  O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?

(Lucas 7:29) -  E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.

 

(Lucas 3:3) -  E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;

 

(Lucas 12:50) -  Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!

 

(Atos 1:22) -  Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.

 

(Atos 10:37) -  Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;

 

(Atos 11:16) -  E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.

 

(Atos 13:24) -  Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.

 

(Atos 18:25) -  Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João.

 

(Atos 19:3) -  Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.

 

(Atos 19:4) -  Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

 

(Romanos 6:4) -  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

 

(Efésios 4:5) -  Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

 

(Colossenses 2:12) -  Sepultados com Ele no batismo, Nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

 

(Hebreus 6:2) -  E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.

 

(I Pedro 3:21) -  Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

 

 

DEFESA DA TEOLOGIA:

 

ENTENDEMOS QUE A DOUTRINA DA GRAÇA, DE MODO ALGUM, CONTRARIA AQUILO QUE HOJE SEGUIMOS EM RELAÇÃO À PREGAÇÃO DO EVANGELHO OU DO EVANGELISMO, POIS O ELEITO NÃO NASCE COM O CONHECIMENTO DE SUA ELEIÇÃO, ASSIM TORNA-SE NECESSÁRIO QUE SE PREGUE, POIS:  Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.  Romanos 3:28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei... ASSIM, É SOMENTE QUANDO O ESPÍRITO SANTO, POR MEIO DA PALAVRA, CONVENCE PELA FÉ, O HOMEM DE QUE ELE É FILHO DE DEUS, É QUE SE COMPLETA O PLANO DE DEUS DE RESGATAR AQUELE QUE ESTAVA PERDIDO: Ezequiel 34:11-12 - Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.

 

Pr. Luiz Tamburro