Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

THEO-LOGOS Estudos de Teologia





ONLINE
1





Doutrina de Deus

DOUTRINA DE DEUS

 

O nome de Deus:

 

                A tradição Judaica conta que ainda na época de seus antepassados, os Hebreus, o nome de Deus foi        “ escondido “ por respeito à sua santidade, pois, diziam que o homem não tinha santidade alguma para pronunciá-lo ou mesmo para escrevê-lo. O nome de Deus era tão respeitado entre os Judeus que entre muitos grupos de religiosos escrevia-se seu nome, ou o correspondente ao seu nome, com uma caneta de ouro. Também era considerado blasfêmia e grave pecado, pronunciá-lo em comentários comuns, corriqueiros ou mesmo informalmente. Mais tarde tal tradição ganhou  força de mandamento ao ser colocada nas tábuas das leis:

 

Ex 20.7 “ Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”

 

                O que estes antepassados fizeram então ? Simplesmente eles aboliram do nome de Deus ( que ele conheciam ) todas as vogais, tirando-as de todos os manuscritos e até proibindo sua pronúncia para qualquer um até que elas fossem esquecidas, e foram...

                Restaram então somente as consoantes: YHHV, as quais, durante o 3º e o 1º século a.C ( antes de Cristo ) em Alexandria, cidade no Egito, fundada por Alexandre “ o Grande “ para ser a sede das artes do mundo que conquistara, ao serem traduzidos os papiros das Sagradas Escrituras Hebraicas para o Grego Koiné    (  linguagem coloquial e mais popular do Grego ), por Setenta Rabinos versados tanto na língua hebraica quanto no grego, também conhecida como “ Septuaginta “ ( dizem terem sido traduzidas em 72 dias ), que se tornou a base para a tradução atual da Bíblia e proporcionou ao pavo judeu escravizado e que naquela altura estava se “ esquecendo de sua língua “, por usar mais o grego ( devido a dominação grega , chamada de Helenismo ), foram acrescentadas as vogais da palavra grega “ Adonai “, para que pudessem denominar a pessoa de Deus na versão traduzida e, por conseguinte, ficou da assim: yheovha   ( ou, em português: Jeová ). Muitos preferem outra forma encontrada em alguns outros manuscritos: yhaveh ( Yavé ), ambos, hoje, substituem o nome de Deus, perdido pelo tempo.

 

Ex 6.2: “ Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou Jeová “

 

Como é Deus ?

 

Jo 4.24 “ Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

 

                A própria Palavra de Deus explica: DEUS É ESPÍRITO, isto é não tem corpo, não tem forma... mas será que baseados em Gn 1.26a, onde Deus diz: “ Façamos o homem a nossa imagem e semelhança “, podemos conjecturar ter Deus um “ corpo “ parecido, pelo menos em forma igual ao nosso ? Não se pode afirmar, mas somos bem inteligentes e podemos ao menos imaginar esta possibilidade, pois “ nossa imagem “ quer dizer algo parecido, mas que pode não ser exatamente igual... e não será mesmo, pois temos um corpo corruptível, isto é, que se deteriora com o tempo e o de Deus não, pois não é carne, não é físico, é espiritual... invisível e incorruptível !

 

Existência de Deus:

 

                Deus não foi criado por ninguém. Ele existe em si mesmo e é a própria expressão de sua existência ! Difícil de entender  ? Vejamos, Ele próprio diz, quando indagado por Moisés:

 

Ex 3.14: “ Eu sou o que sou. “ ... Simplesmente Deus existe...

 

Hb 13.8: “ Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje e eternamente. “... sempre existiu e eternamente existirá !

 

                Bom sabermos também que a nossa própria existência dependeu da existência de Deus, além da sua vontade: Jo 1.3 “ Todas  coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada que foi feito se fez “

               

A relação de Deus com o homem:

 

                A relação de Deus com o homem sempre foi uma relação de amor e de cuidado. Deus não somente nos criou, mas também nos sustenta e mantém.

 

Gn2.7-22 “ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal...Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;

e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem... “

 

                Desde a formação do homem, Deus sempre esteve presente em sua vida e sua caminhada, participou de tudo em relação ao homem... dirigiu-o, indignou-se, arrependeu-se, terminou com a sua criação, mas por amor deixou um remanescente e recomeçou de novo... separou um povo para si ( Judeus ) e participou ativamente de sua história, ora ensinando-os com amor, ora dirigindo-os com mão de ferro, ora infringindo a eles escravidões e invasões para que reconhecessem sua dependência deles.

 

Veja como Deus esteve presente na vida do homem em todas as suas fases:

 

·         À partir da criação: Gn 3.8 “ E ouvindo a voz do senhor Deus, que passeava no Jardim à tardinha... “ O próprio Deus se avistava com o homem no princípio da criação, Deus todos os dias o procurava para conversar, além de ter proporcionado ao homem todo o seu sustento.

·         Após a queda do homem:  II Rs 17.13 Todavia o Senhor advertiu a Israel e a Judá pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. Após a queda do homem, Deus utilizou-se de homens separados por Ele para fazer a ligação entre Ele, Deus, e os homens. Os Profetas ( os realmente de Deus – existiram muitos falsos e ainda existem ), foram a base de Deus para dirigir a vida de Reis, soberanos, fies, incrédulos e homens comuns até...

·         Jesus Cristo, foi prometido ao homem ainda no início da criação, Jesus é Deus ( veremos na Doutrina da Trindade ) encarnado: Gn 3. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.   Jesus esteve entre os homens e os ensinou preciosidades, ensinou-os sobre Deus, a tratá-lo com pai, ensinou sobre um Deus soberano e que pode todas as coisas. Mas seu ministério entre nó durou cerca de três anos e meio e foi interrompido com sua morte, mas, nem por isso Deus nos deixou órfão, enviou-nos em seu lugar...

·         O Espírito Santo: Jo 14. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.   O Espírito Santo é o PARAKLETO, palavra grega que quer dizer: “ o outro igual a ... “ , sim, o Espírito Santo é o Parakleto de Deus, ou seja, o outro igual a Deus ( Jesus ), e é Ele quem está conosco até os dias de hoje. Sua principal função é dirigir a Igreja na pessoa de seus representantes aqui na terra: Os Filhos de Deus.

 

CONCLUSÃO:

 

                DEUS É ESPÍRITO, QUE EXISTE E SUBESXISTE EM SI PRÓPRIO, CRIADOR DE TODAS AS COISAS E MANTENEDOR DE TUDO O QUE CRIOU. QUE CRIOU-NOS À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA E MESMO ANTE DE NOSSA INDIFERENÇA, JAMAIS DESISTIU DE SEU AMOR, E SE FEZ HOMEM PARA NOS SALVAR E CO